História do futsal

 história do futsalO Pai do Futsal

A história do futsal se iniciou-se em Montevidéu Uruguai no ano de 1933, através do professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu do professor Juan Carlos Ceriani.

O fustsal no Brasil

Devido as facilidades  de poder jogar com um número reduzido de jogadores e também ter o tamanho do campo menor, o esporte teve uma aceitação enorme pelos brasileiros, sendo ele considerado o esporte mais praticado no Brasil, muito embora o futebol de campo continue sendo o queridinho e o mais popular por aqui.

A história do futsal se iniciou-se mesmo em Montevidéu no Uruguai ?

Quase sempre há divergências no que se refere ao surgimento de algum esporte, e na história do futsal não é diferentel. Tem alguns que acreditam que o futsal tenha nascido na década de 40, quando um pequeno grupo de  jovens da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo, que por causa da falta de campos de futebol, começaram a improvisar e a jogar em quadras de basquete.

A história do futsal Official

A versão mais aceita e reconhecida pela FIFA é de que a história do futsal realmente se iniciou, na década de 30, no Uruguai. Pois nesta época, os uruguaios estavam eufóricos pelo futebol, fruto da conquista da primeira Copa do Mundo em 1930. Igualmente ao que aconteceu no caso da Associação Cristã de Moços de São Paulo, os garotos uruguaios, também não possuíam campos para a pratica do esporte, então simplesmente começaram a jogar futebol nas quadras de basquete.

Percebendo a realidade daquelas crianças, o professor de educação física da ACM de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani, começou a  elaborar regras para tal prática esportiva, usando como base o regulamento de outros esportes, como o handebol e o basquete. Assim Ceriani passou a chamar a nova modalidade de Indoor-Foot-Ball.

Expansão e popularização do futsal

No ano de 1965, o futsal já havia se difundido por toda América do Sul, esse acontecimento resultou na criação da Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, integrada pelo  Uruguai, Paraguai, Peru, Argentina e Brasil. Posteriormente ocorreu sua vinculação com a FIFA, e  em 1989, o Futsal começou a contar com grandes torneios organizados, aspecto esse que permitiu o esporte alcançar uma grande visibilidade mundial.

A Tanja goleiro faz parte da História do futsal

A verdade é que histórias são escritas diariamente, e no futsal nós da Tanja goleiros também temos nossa parcela de contribuição, pois sempre que participamos da formação de goleiros estamos escrevendo mais uma pagina desta história. E você quer fazer parte desta história? Clique no botão abaixo e junte-se nós.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *